-
Arquitetos: NoArq
- Área: 490 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Arménio Teixeira
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto visa ajustar uma antiga casa com 262,09 m² para os padrões atuais de conforto para uma família de 4 pessoas e adequá-lo às normas de construção em vigor. A antiga casa surge em meio a uma grande massa de árvores, como um ponto de referência. A construção é dividida em dois andares. O piso térreo dedicado a funções de serviço e garagem, e no piso superior dedicado exclusivamente às funções sociais.
O projeto começou sem questionar o valor arquitetônico da pré-existência - mantê-lo era uma exigência. A proposta mantém o volume atual, oferecendo os serviços e os espaços sociais para a família. A ampliação desenvolve-se no sentido do declive (oeste), onde abre-se um vão para um pátio central. Contido no topo oeste da casa - área dos quartos e seus corredores - e a sala de estar, o pátio costura ambas as áreas.
Na parte de trás da casa, outro pátio resolve o difícil contato entre a construção e o solo. O pátio ilumina e ventila os espaços interiores. Ligado à casa no nível do piso térreo, assentados na parte de trás da colina, a garagem está escondida sob uma cobertura de teto-verde. O telhado vegetal tem área bruta total de 469,11 metros quadrados. A paisagem foi motivo de grande preocupação. O novo edifício emerge organicamente a partir do antigo. O edifício surge como uma raiz que cresce e rompe o solo, como uma âncora para a vida na Terra.
A proposta do projeto é baseada no elemento mais importante do edifício pré-existente - o teto - O projeto usa a sua elevação bastante característica para reformular a própria casa e relacioná-la com a marcante topografia. A casa é construída através de um sistema estrutural de paredes, muros de arrimo e placas de concreto armado intercaladas com faces de alvenarias. A pavimentação interna é de madeira, excetuando-se nas áreas de serviço que levam pedras naturais. A garagem e os andares de armazenamento são pavimentados com epóxi e os ambientes externos com deck de madeira. Todo o edifício é coberto pelo sistema de isolamento ETCIS. O telhado é de zinco e as paredes internas e tetos são rebocados e pintados de gesso, dependendo do necessidade espacial e funcional do cômodo.